sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

5 DICAS DE MARKETING ONLINE PARA 2012


Jonathan Gardner, diretor de comunicações da empresa de propaganda Vibrant Media, criou uma lista com cinco metas de ano novo para o marketing online. O ano de 2012 promete ser memorável com a chegada de novos aparelhos e gadgets, assim como a expansão do mercado digital. Para não fazer feio, cinco dicas de “dicas de marketing online” foram criadas, com receitas que deram certo no ano passado e que deverão ser mantidas neste que chegou.


1) “Não compartilhar a sua voz”


É essencial ter um plano contextual inteligente dentro de seu plano de estratégia e não deixar as oportunidades escaparem. Chegar primeiro no cenário e usar palavras-chave ajuda a criar a sua marca online, garantido a divulgação de sua voz.


2) “Ser relevante”


É preciso colocar os sonhos, desejos e aspirações dos consumidores em primeiro lugar. Ser relevante na hora de criar um plano de marketing é mais do que essencial para poder se manter no topo. Matt Britton, diretor executivo da agência de mídia social Mr Youth, afirmou que as marcas precisam abordar cinco “necessidades”: “utilidade, entretenimento, informação, recompensas e reconhecimento”.


O ano de 2011 revelou um consumidor mais preocupado com os gastos do que com o preço em si, logo, é o momento de mostrar e vender o valor do seu produto. E, finalmente, é preciso manter-se antenado ao conteúdo procurado pelo seu cliente, mesclar propagandas com o conteúdo assistido ou lido, de forma que os anúncios se tornem mais relevantes de acordo com o contexto.


3) “O contexto é rei e o conteúdo, rainha.”


Steve Jobs mostrou que para se criar valor é necessário mesclar a criatividade com a tecnologia, mas não se pode esquecer do conteúdo. Com todo o foco nas novas tecnologias digitais, muitas vezes o conteúdo é deixado de lado. Você pode ter as propagandas mais atraentes para chamar a atenção do cliente, no entanto é preciso saber entrar em contato com ele. Para isso, a propaganda deverá se mostrar dinâmica, desenvolvendo um conteúdo atrativo e útil, trazendo notícias que possam ser aproveitadas.


4) “Os dados evoluíram, e você?”


As novas tecnologias permitem que seja estabelecido um estudo do comportamento do cliente como, por exemplo, usar a contagem dos “clicks”, tendo assim uma noção do que está dando certo, o que está sendo aproveitado e o que precisa ser revisado. Com o aproveitamento de novos dados, percebe-se que importante é a qualidade das propagandas, não a quantidade.


5) “Eles mudaram o canal”


Aproveitar as redes sociais ao máximo, já que 98% dos jovens entre 18-24 anos encontram-se nas comunidades online. Os anúncios precisam ser adaptados para novos formatos, sendo colocados de forma relevante em feeds para os consumidores. Alguns exemplos que podem ser seguidos são o do BestBuy, que conseguiu se conectar com seus consumidores através do “Twelpforce”, um help desk com base no Twitter e do Axe, que faz uso de uma nova barra de ferramentas social.


Estas são ótimas dicas de como empreender um marketing digital de sucesso, segundo Jonathan Gardner.


O texto acima foi publicado em português pelo Adnews com Informações do Mashable.

Nenhum comentário:

Postar um comentário