quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OS NOVOS DESAFIOS DO MARKETING

1. DUVIDE DAS DECLARAÇÕES CLÁSSICAS INFALÍVEIS. Uma empresa, recém chegada no Brasil, duvidou que o melhor argumento para se vender amaciantes era o "BRANCO TOTAL RADIANTE", paradigma tido como verdade até pelas agências de propaganda. A empresa questionou - Ora, quando uma dona de casa lava uma roupa branca, ela fica admirando o branco alvo ou cheira a roupa e sente o odor de limpeza? Colocaram mais perfumes nos amaciantes e as vendas dispararam. Duvidar para crescer, este é o novo desafio dos empreendedores.
2. ESQUEÇA O SEGMENTO E BUSQUE NICHOS. Mulheres, - é segmento. Mulheres grávidas, - é nicho. Mulheres que engravidaram aos 45 anos, - é um super nicho. Hoje, quem não tiver um nicho, terá um lixo de mercado. Descobrir e encantar nichos dá mais resultados que vender para segmentos. Quanto menor você for, - maior você será. Para isso, use o Database marketing para conversar com seu público-alvo. É o seu desafio para crescer.
3. CONQUISTE VANTAGEM COMPETITIVA. Você ainda faz isso, basicamente, com preço baixo e diferenciação. Não ganha mais quem é melhor e, sim, diferente. Ser percebido como único em alguma coisa é o seu desafio diante da concorrência predatória, nem que seja com senso de humor: Meu caldo de galinha é o único que contém corococó. Crie posicionamento, pois a batalha continua sendo pela mente do cliente.
4. TENHA PESQUISA NUMA MÃO E INTUIÇÃO NA OUTRA. Pela pesquisa a cama é o lugar mais perigoso do mundo, pois é onde mais morreu gente até hoje. O empreendedor de sucesso sabe que pesquisa sem intuição é fracasso. E intuição sem pesquisa é derrota. Seu desafio é acreditar em seus palpites.
5. NÃO USE MÍSSIL PARA MATAR MINHOCAS. Para a maioria dos negócios o que mais funciona ainda é a mídia seletiva, o marketing direto, mala direta e tele-marketing com enfoques novos. Obtenha uma resposta direta de seu cliente e mantenha um diálogo de fidelização.
6. ADOTE O CARDIOMARKETING. O mundo mudou mas o coração humano continua carente de reconhecimento e afeto, portanto, não satisfaça, deslumbre; não venda, seduza.
7. TRANSFORME SUBORDINADOS EM PARCEIROS DE SEDUÇÃO. A razão é simples: funcionários encantados encantarão clientes desencantados. Primeiro seduza os seus, depois os de fora. Vale lembrar: o lucro está lá fora.
8. PREOCUPE-SE COM UMA CAUSA, - NÃO COM SEU NEGÓCIO. Há empreendedores que se desesperam: - Será que a internet vai destruir meu negócio? Ora, com essa pergunta errada, você mostra que está orientado para você mesmo, não para o mercado e que não tem vocação para servir. A atitude certa é: - Ótimo, a internet cresce, é mais um canal de alternativa para eu atender meu amado cliente.
9. IRRITE-SE POSITIVAMENTE, POIS A CRIATIVIDADE NASCE DA ANGÚSTIA. Alguém se irritou quando viu sua esposa limpando a orelha do nenê com um palito de fósforos e inventou os cotonetes. Um executivo se irritou, quando foi pagar a conta num restaurante e percebeu que estava sem dinheiro vivo na carteira, e inventou o Diners Club. O êxito nasce da irritação. Marketing ainda é a administração da criatividade. Para vencer os desafios que virão atualize paradigmas, seja fanático pela inovação contínua, desenvolva uma emoção competitiva e troque o medo do futuro pelas ferramentas certas.



SR. PROF. MAURICIO GOIS

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